domingo, 2 de agosto de 2015

Os Doutores da rua

Click na foto para ver o que o Dr. Bashir oferece
Hoje quero partilhar um assunto que acredito que muitos de vocês, pelo menos quem vive na Cidade de Maputo já vivenciou. Falo então dos Doutores que andam em panfletos e pequenos cartazes quando amanhece em plenos semáforos e esquinas dos passeios da Cidade de Maputo.

Variadas vezes já fui interpelado por jovens empunhando pequenos cartazes de oferta de variados serviços de saúde, de todo tipo de curas até de HIV/SIDA.
O incrível é que um dia decidi interpelar um desses jovens em pleno semáforo e questionei: “Você sabe para quê serve esse consultório? Já foste tratado aí?”
Ao que então o jovem responde: “Não sei de nada, a mim só me mandaram para distribuir isto.”
Eu não descredibilizo as pessoas que promovem essas práticas, mas, a mim me preocupa o obscurantismo com que isto acontece, estou a imaginar quantas pessoas recorrem a estes serviços, e por via disso quanta gente fica rica com dinheiro ilícito que não é alvo de tributação comercial.

Não olharia somente para a questão de tributação, mas também para a própria saúde pública, pois, imaginemos um caso em que um suposto tratamento corre mal ao paciente, e aquele lugar não tem capacidade de reposição ou cura, quem deverá ressarcir ou cuidar desse doente?

Podemos olhar para isto também na vertente do ilusionismo, pois, até que ponto algumas pessoas podem ser capazes de curar o incurável, como é o caso de HIV/SIDA? Mas, como bem sabemos, as escolhas são individuais e as crenças não se discutem.

Sem comentários:

Enviar um comentário