terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O que está por detrás da má qualidade das obras públicas?

O que sucedeu na piscina da Vila Olímpica não devia nos surpreender quando já temos alguma noção do tipo de obras que são construídas nos últimos anos - uma verdadeira ''armadilha'' para os moçambicanos. É mesmo uma armadilha porque alguns empreiteiros (estrangeiros) nos seus países não constroem como o fazem em Moçambique.

Mesmo sabendo que a obra da Vila Olímpica não foi feita pelos "chineses", não devíamos nos surpreender com este tipo de empreitadas que só mostram o quão vulneráveis somos como país. Nos últimos anos, os "chineses" ultrapassaram os "gigantes" portugueses e tomaram conta de quase todas as obras públicas neste país, a qualidade do material usado para os países Africanos é de terceira linha e os resultados não podiam ser outros.

Os empreiteiros “chineses” são conhecidos por serem cumpridores de prazos, diferente de outros empreiteiros, mas essa rapidez sempre foi de desconfiar. Na verdade as obras que os "chineses" fazem aqui são à prazo, devemos ter em mente que mais dia ou menos dia ficarão para história ou a sua degradação será rápida.

Quem não lembra do Aeroporto Internacional de Maputo que dias depois da inauguração teve infiltração de água? A degradação dos apartamentos da Vila Olímpica? Quem nunca viu como se encontra hoje o edifício da Procuradoria-Geral da República (pálida e com rachas)?

Isso só acontece em países onde a escolha dos empreiteiros faz-se na base do nepotismo, amiguismo, comissões e sem uma base de fiscalização das obras credível.

Sem comentários:

Enviar um comentário