Hoje decidi fugir um pouco dos meus artigos de opinião habituais para abrir um novo capítulo neste blog, sem com isso desvirtuar a essência do mesmo.
Com quantidades excessivas de conteúdo na internet, competindo por atenção em um cenário de media lotado, o leitor médio leva apenas sete segundos para decidir se o artigo que você publicou é digno de seu tempo.
Se você deixar de provar o seu valor em sete segundos, você perdeu. É por isso que escrever títulos eficazes é essencial para o sucesso de seu marketing de conteúdo.
Se você deixar de provar o seu valor em sete segundos, você perdeu. É por isso que escrever títulos eficazes é essencial para o sucesso de seu marketing de conteúdo.
É a primeira – e muitas vezes única – oportunidade que você tem para se conectar com um leitor, por isso é fundamental “acertar o tiro”. Mas escrever títulos que atraem a atenção e interesse do leitor não é magia negra. Em vez disso, as boas práticas se resumem a três regras simples, como diz Shane Conroy, experiente jornalista freelancer:
REGRA # 1: Seja directo
Você não é um comediante ou um mestre da perspicácia. Bem, talvez você seja, mas o título do artigo não é o lugar para flexionar seus músculos criativos ao limite. Reserve o uso de jogo de palavras, humor e metáforas para o corpo de seu artigo.
O título deve ser uma zona livre de firulas que deve ser direta e ao ponto. Seu título deve expressar claramente o benefício directo que seu artigo oferece ao leitor se ele ficar com você além dos sete segundos iniciais.
REGRA # 2: Conheça as palavras-chave
Embora o Google tenha certamente colocado para trás a má prática de encontrar indiscriminadamente seu artigo com palavras-chave, o bom uso delas ainda é importante. Realizar de um pouco de pesquisa de palavras-chave antes de escrever um título vai ajudar a colocar você dentro da mente de seu público e entender a linguagem – e termos de pesquisa – que eles são propensos a usar quando pensam sobre o tema.
A pesquisa de palavras-chave também vai ajudá-lo a escrever títulos direcionados para o tráfego de alto valor que é mais relevante para o seu nicho de mercado, ao invés de tomar uma abordagem muito menos eficaz que é atirar para tudo quanto é lado.
REGRA # 3: Não prometa mais do que pode entregar
Vamos ser honestos. Há uma grande quantidade de conteúdo horrível na internet. Quer se trate de mensagens veladas de vendas ou apenas técnicas redacionais pateticamente pobres, os leitores do blog estão acostumados a vasculhar através do lixo para encontrar o ouro.
É por isso que é importante não prometer algo excessivo em seu título. Seja realista sobre os benefícios que seu artigo oferece ao leitor, ou este vai se tornar apenas mais um artigo que será descartado depois de 7 segundos. Tudo se resume a respeitar a inteligência dos seus leitores. Sua missão como um produtor de conteúdo é fornecer valor real para os seus leitores, e não tentar enganá-los para visitar seu site.
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