quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Os estudantes PDF

Ando ligeiramente fora da academia, o término da minha graduação me fez "desocupado" no que diz respeito a frequência da Faculdade, mas, nem com isso deixo de ter contacto com docentes, colegas e até mesmo estudantes que permanecem por lá.

Não são raras as vezes que sou solicitado para dar aquela ajuda sobre um determinado assunto, tema ou trabalho de investigação e hoje pretendo com esta publicação levantar um assunto que tornou-se uma virose sobre a crença de que só os documentos em PDF servem de base fiável para fazer um trabalho.
Vezes sem conta me solicitam documentos de auxílio e sempre a tônica é a mesma: "Dércio me envia um PDF sobre...Por favor, tens aquele PDF...Preciso do PDF que fala de...Pesquisei tanta coisa, mas não encontrei nenhum PDF..."

A mim isto me espanta, não que seja algo novo que acontece agora que estou fora da academia, mas, pela persistência e vulgaridade que o assunto tomou nos últimos tempos me preocupa. Preocupa-me o facto dos nossos estudantes pensarem que tudo o que vale é um simples documento em PDF, não importam as fontes e seus acréscimos, o que vale basta ser um PDF e ponto final.

Mas, porquê será assim?

Tentei imaginar possíveis causas, e concluo que: o PDF é um documento que parece oferecer mais segurança e confiança. É o documento "inviolável" e tudo que nele é contido é de uso restrito e ninguém pode adulterar.

Mas, parei e pensei mais um pouco, e cheguei a triste conclusão que nenhum documento PDF é inviolável, todos, mas todos mesmo são susceptíveis de violação, modificação e até de cópias, pois, vários programas concebidos para tal.

Pior, PDF não é nada mais que gravar um documento que é escrito em Word ou outro formato que depois pode ser transformado em PDF no mesmo instante, desde que eu escolha o formato.

Em definição, a sigla inglesa PDF significa Portable Document Format (Documento de Formato Portátil), é um formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems para que qualquer documento seja visualizado, independente de qual tenha sido o programa que o originou.

Enfim, estamos na era dos estudantes PDF.

Sem comentários:

Enviar um comentário