sábado, 25 de julho de 2015

Na estrada ganho o meu pão

Para quem sai nas primeiras horas da manhã na Cidade de Maputo, com destino ao centro da cidade já deve ter notado que encontramos senhoras empunhado vassouras, pás e ancinhos limpando a estrada.
 
Um dado curioso que tem me chamado atenção é a idade daquelas senhoras, o facto é que são de idade avançada e submetidas a trabalhos que quanto a mim não são para o calibre delas e o que me pergunto é se é um trabalho por elas desejado ou é mesmo por falta de opção.

Normalmente quando elas limpam ou varem a estrada ficam em grupos (aglomeradas) e fazem a sinalização com os cones, e os motoristas que dali passam são sempre alvo de chamada de atenção por parte delas.Raras vezes, ou quase nunca vejo jovens nesses grupos, o que avoluma cada vez mais as minhas inquietações:
1) Será que os jovens só vivem de trabalho mediante submissão de currículos?
2) Será que aquelas senhoras estão ter a remuneração devida pelo trabalho feito, ou não tem opção?
3) É viável colocar cidadãos a varrer estrada enquanto as viaturas estão em marcha logo nas primeiras horas da manhã?
4) O que é mais digno: varrer a estrada, ser "modjeiro" ou roubar celulares e carteiras nas paragens?

Sem comentários:

Enviar um comentário