segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Crise económica em Moçambique? Temos o melhor governador do banco central em África!

Foi em Janeiro deste ano que ficamos a saber que tínhamos o melhor governador de um banco central em Africa (2015). A distinção foi feita pela revista britânica "The Banker", propriedade do jornal "Financial Times".

A publicação justificava a escolha de Ernesto Gove com o controlo que o Banco de Moçambique conseguiu na inflação, que registou uma taxa média de 2,69%, de Janeiro a Novembro de 2014, e ter conseguido aumentar as reservas internacionais líquidas do país, de cerca de 1,7 mil milhões de euros, em 2009, para 2,5 mil milhões de euros.

Ora, passados 11 meses me vejo aqui a perguntar até que ponto essa proeza deve hoje nos orgulhar e o que será da figura do senhor Governador do Banco de Moçambique em 2016.

Estamos numa crise económica que advêm de vários factores que independem da nossa boa vontade como país, bem como da dívida pública que o país contraiu nos últimos anos do mandato do então Presidente da República, o que fez com que recorrêssemos ao Fundo Monetário Internacional mais de dez anos depois.

Porém, foi o mesmo Banco de Moçambique de onde Ernesto Gove é governador, que anunciou recentemente, medidas que tendem a estancar a depreciação da nossa moeda face ao escalar do dólar e do rand e consequente subida de preços de vários produtos.

Dentre as medidas destaca-se: (1) O controlo do uso dos cartões de crédito e débito no exterior e (2) [Boato?] Surgem notícias de que as contas-salários pagos em dólares vão ser convertidas em Metical.

Ora, essas medidas estão a levantar vários debates quanto ao sucesso da sua aplicabilidade. Tenho noção que o senhor governador não é nenhum mágico e não vai trazer soluções num instalar de dedos, mas, se temos o melhor governador de um Banco Central em África é momento de fazer valer essa distinção.

Outro detalhe que me preocupa nessas distinções é o jogo de interesses que está por detrás disto, sem conhecermos os verdadeiros critérios de comparação e eleição vemos muitos prémios a ser atribuídos a figuras e empresas do país da noite para o dia (não que seja este o caso em apreço).

Sem comentários:

Enviar um comentário