segunda-feira, 13 de maio de 2013

Não às interpretações dúbias sobre o Acordo Geral de Paz


Volvidos 21 anos após a assinatura dos Acordos Gerais de Paz, nos deparamos com o levantamento de alguns aspectos atinentes a este acordo.

Não quero em nenhum momento com este artigo fazer a análise ou a leitura jurídica desta lei, pois este é o trabalho que pertence a outras entidades e não sou em nenhum momento capaz de fazer isto, apenas quero expressar a minha opinião acerca de algumas análises contraditórias que tem sido feitas sobre a mesma. A Paz não deve ser entendida apenas como o calar das armas, deve ser vista numa dimensão económica, social e religiosa, pois, a Paz é o bem mais precioso de toda a humanidade. O acordo Geral de Paz foi aprovado pela lei 13/92 de 14 de Outubro, este acordo significa a tradução da Paz a todos moçambicanos e foi assinado pelo Governo e a Renamo. 
O que se tem notado nos últimos são alguns pronunciamentos por parte de alguns analistas, jornalistas, académicos e juristas a fazerem uma leitura dúbia e contraditória sobre este instrumento.Eu penso que em primeira instância isto se deve ao desconhecimento do próprio instrumento, desconhecimento não só sobre a letra e o espírito da lei, mas também sobre a divulgação deste importante acordo para os Moçambicanos.

Verdade é que o acordo Geral de Paz apresenta alguns aspectos que não são hoje válidos, pois foram enquadrados na Constituição da República conforme se preconizava no momento da sua assinatura, mas penso que é momento de se tornar este instrumento muito mais conhecido por parte de todos os quadrantes da sociedade, porque o que tem se verificado é que a maioria do povo moçambicano não conhece a essência deste instrumento, apesar do mesmo ouvir falar deste acordo nos últimos dias quase de forma intermitente. Por via disso penso que deviam se adoptar mecanismos de fazer com que a sociedade conheça este acordo que é de capital importância para o país e para os moçambicanos. Acredito que não será apenas do conhecimento deste acordo que a Paz vai continuar a prevalecer, mas sim, será por via do dialogo, união e tolerância que a Paz prevalecerá por muito e mais anos nos seio dos moçambicanos porque é só com ela que vamos alcançar o desenvolvimento e o bem estar para desenvolver este país.

Olá Paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário