terça-feira, 29 de setembro de 2015

A banalização do ÚLTIMA HORA

Nos últimos dias tenho estado a combater alguns portais de notícias sensacionalistas e falaciosos. O facto é que virou moda, sim, virou moda andar por aqui a trazer notícias sem o mínimo de verdade, e fazem-no sobre a lógica de tudo o que escrevem é sob condição de "ÚLTIMA HORA".

É gritante a forma como os portais electrónicos que surgem como cogumelos mentem e usam títulos simplesmente enganadores. Pior, o que mais denoto é que esses portais tentam a todo custo usar o dito "ÚLTIMA HORA" para imitar um jornal que de igual forma "vulgarizou" o "ÚLTIMA HORA".

Notas prévias: a expressão «última hora» («uma notícia de última hora», «preparativos de última hora») indica alguma coisa que acabou de ocorrer ou ocorreu de maneira precipitada; o substantivo últimas (feminino, plural) é utilizado em expressões como «ele está nas últimas« ou «eu disse-lhe as últimas».

«À última hora» significa «no último instante possível», quando tudo leva a crer num único desenlace para um determinado acontecimento («Foi salvo à última hora»; «Conseguiu evitar o acidente à última hora»).

Dito de outra forma é preciso perceber que só se usa "ÚLTIMA HORA" em condições extremas e que assim o justifica. Essa expressão deve ser usada se realmente a informação que trazemos é de carácter exclusivo e que merece a nossa urgente atenção.

Para finalizar, que parem de banalizar essa expressão, parem de mentir e façam jornalismo de forma séria.

Sem comentários:

Enviar um comentário