terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O problema da adjectivação? | Informe sobre o Estado da Nação (2016)

Desde o mandato do Presidente Guebuza os informes anuais sobre o 'Estado Geral da Nação' perderam algum interesse e carácter de um debate verdadeiro, principalmente depois da célebre declaração de que o "Estado da Nação é BOM".

Depois daquele ano, confesso que para mim a ida do Presidente da República para à Assembleia da República perdeu o seu valor. Junta-se a isto o facto do referido informe metodologicamente não agregar valor, embora o próprio nome refira-se mesmo ao informe, ou seja, apenas serve para informar e nada mais.

O intuito desta publicação não é discutir o informe em si, mas trazer a reflexão sobre o que nós (cidadãos) podemos retirar deste momento. Tenho a impressão de que nós perdemos tempo em demasia na discussão dos adjectivos "bom, mau" e agora "firme" no lugar de discutir o documento propriamente dito. Em termos de análise, pouco ou quase nada se faz sobre os pilares escalpelizados durante o informe.

Mas isto é um recado claro para os dirigentes políticos do nosso país, os cidadãos estão cada vez mais distantes deles e é preciso repensar a sua forma de comunicação política, este modelo já está esgotado, faz muito tempo.

Porém, para mim o que fica como digno de registo nesta ida do Presidente Filipe Nyusi ao Parlamento é o gesto da Renamo em se manter na sala e as declarações da Chefe da Bancada deste partido após o mesmo informe, pode não parecer nada, mas simbolicamente estes dois aspectos dizem muito.
Pode encontrar AQUI o informe do Presidente da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário