terça-feira, 30 de abril de 2013

Quando os muros das residências viram “Outdoors



É frequente ouvir muitas críticas endereçadas a actual gestão do Município da Cidade de Maputo, em questões como a fraca gestão dos resíduos sólidos e o deficiente estado das nossas estradas.

Trago neste artigo uma reflexão sobre mais um dos problemas na qual passa a cidade das Acácias. Não precisa ser nenhum profissional ou bom conhecedor na área de “Marketing” para ver que o que se passa ao longo da Avenida Acordos de Lusaka, concretamente onde inicia a curva para o “Shoprite Maputo” até antes da entrada a “Escola Noroeste 1“. É entre este espaço que acontece o grande jogo das publicidades. É possível ver diversos muros e paredes ostentando muitas e diferentes publicitações das demais empresas de vária ordem. O que realmente me leva a escrever este artigo é que me ressalta a curiosidade da forma desordenada ou talvez macabra com que isto é feito.
Não quero atirar a culpa aos moradores que aceitam ver os seus muros e paredes das residências ostentando estas publicidades, mas que regulamentação é respeitada por parte dos que publicam? Que conhecimento deve ter o órgão que se intitula “Maputo, Cidade Limpa, Bela e solidária”? Há controles  por parte do Conselho Municipal de Maputo?
Quando circulo pelo “chapa” e olho para este muro penso que estou em uma feira publicitária de pequenas, médias e grandes empresas em plena Acordos de Lusaka. Mas, outro ponto que vem ao de cima, é a degradação da beleza desta cidade, já não basta o estado daquelas drenagens (pântanos) que no lugar de circular a água, agora viraram pequenos rios?
Visto que nesta via é o ponto de entrada e saída de várias pessoas que entram e saem na nossa Capital, qual a sensação que esta via deixa na visão daqueles (estrangeiros) que visitam a cidade de Maputo.
Favor a quem de direito, olhe por estes muros e paredes (outdoor).

Sem comentários:

Enviar um comentário