terça-feira, 1 de julho de 2014

Um apelo as nossas operadoras telefónicas



Moçambique possui no mercado actualmente três operadoras de telefonia móvel que oferecem serviços de voz, imagem e internet no país. As três operadoras estão num mercado onde a concorrência está mais eminente, a oferta de serviços pelo menor custo têm sido uma luta constante, mas a qualidade dos mesmos serviços impera cada vez mais.
O que me leva a escrever este artigo centra-se com variadas práticas que estas operadoras vêm aplicando no mercado nacional.
Essas operadoras realizam vários concursos onde os seus clientes habilitam-se a ganhar gratificações diversas, contudo o que me leva a criticar estas acções é pelo método estranho que as mesmas fazem a persuasão dos clientes para concorrem a estes prémios nos últimos dias.
Vezes sem conta as três operadoras enviam mensagens aos seus clientes anunciando um determinado prémio em que para acedê-lo é preciso enviar ou responder a aquela mensagem com um determinado código de texto ou número para poder concorrer ao tal prémio.

Essas mensagens custam sempre algum valor para concorrer e decorrem-se etapas para chegar ao prémio anunciado na primeira mensagem que é enviada, porém este é um concurso quase infinito e dispendioso, para além de que para aqueles que não concorrem, essas mensagens tornam-se um incómodo autêntico, uma vez que o envio é premeditado pela operadora.
No país já foram reportados casos diversos de malfeitores que tentaram através de envio de mensagens que enunciavam prémios aos clientes onde para o seu levantamento era necessário o envio de algum dinheiro ou dados bancários. As operadoras têm conhecimento destes casos, mas hoje são elas que promovem concursos via SMS que para ganhar é preciso enviar mensagens que custam valores e isto pode confundir alguns clientes inocentes.
Não é ético as telefonias móveis instalarem sistemas automáticos de envio ou troca de mensagens com os clientes que serve nada mais e nada mesmos para extorquir os clientes, pois nada me garante que a mesma mensagem para mim enviada pode ter sido enviada a outros milhares. E a prova disso é que nunca nos foi apresentado nenhum vencedor saído desse jogo de troca de SMS com a operadora.

Não quero descredibilizar esses concursos, mas apelo que as operadoras adoptem outras formas de persuasão ou que continuem anunciando os seus concursos pela televisão, jornal e de forma oficial.

E mais não disse!

Sem comentários:

Enviar um comentário