segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Estética vs Publicidades na Cidade de Maputo


Trago para este espaço um assunto que está presente diariamente na vida de cada citadino dessa capital, mesmo levando uma vida corrida que é típica de uma capital. Quero abordar a questão das publicidades que estão presentes no quotidiano do cidadão urbano, e mesmo de alguma forma corriqueira no imaginário do indivíduo do meio rural. Publicidade esta que tem sido feita de forma desordenada retirando desta feita a estética de uma cidade que ostenta o valor da capital.

A publicidade exposta na cidade de Maputo tem como foco a instrumentalização de quem a absorva tendo em conta a característica instantânea de transmissão de mensagem da imagem, pode-se afirmar que a publicidade (visual) impõem-se perante o seu consumidor, sem permitir a este a opção de consumo dessa mensagem, e assim, a formação de imaginário. O Publicitário coloca-se como um formador de opinião e de comportamento, com poderes equivalentes ao de uma autoridade pública, a partir de um posicionamento privado, no espaço público.
Porém, um que merece a devida análise é como estas publicidades tem sido feitas, em que locais são feitas e quem as permite que sejam feitas daquela maneira. Não precisa ser nenhum profissional em marketing para perceber a forma desordenada e como tem sido expostas as publicidades na cidade de Maputo. Nos deparamos em todos cantos com panfletos colados em muros, postes e em tudo que é esquina, panfletos que anunciam em grande parte eventos de entretenimento, eventos religiosos, locais para frequentar-se cursos de diversa ordem e não obstante em tempos de campanha eleitorais também vemos várias paredes infestadas de panfletos de partidos políticos.

O que me inquieta nisso tudo é a forma como tem sido feita essa publicitação, usam-se locais impróprios para estas publicidades como muros e postes, e quando ali afixados, após a decorrência dos tais evento, os mesmos não são retirados, manchado dessa forma a estética da cidade de Maputo. Outro aspecto que me tem chamado atenção é o tipo de linguagem que é usada, onde muitas das vezes não tem sido a mais adequada para o consumo público pela natureza dos erros de grafia e até a exposição de imagens obscenas nesses panfletos. Isto não só se verifica neste tipo de publicidade, pois, até nos outdoors verificamos casos alarmantes de uma publicidade mal feita e por vezes ilusória.

É meu apelo através desse escrito que a edilidade tome a sério a questão das publicidades desordenadas fazendo valer o slogan: “Maputo, cidade próspera, bela, limpa, segura e solidária”.
Mas não disse!

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