A Escola é um lugar que é visto como onde se baseiam
os mais nobres e aceites valores que devem nortear o homem novo, ou seja, é
onde se molda pela ciência e pela técnica o homem do amanha para se tornar o
melhor o mundo no qual vivemos.
Este artigo não vê pra contrastar aquilo que é ou deve
ser a Escola, mas sim surge para analisar a forma como a sociedade moçambicana
olha a importância da Escola. Um encarregado de educação tem o dever de colocar
o seu educando na Escola e dar-lhe condições necessárias para que este possa
alcançar o sucesso, mas é exactamente este aspecto de se olhar apenas para
Escola como a única forma de se poder descobrir o potencial humano, quem sabe
se aquele educando tem alguns “dotes” da bola, da pintura, da música, da
natação se apenas estamos preocupados em formar doutores em função daquilo que
os pais e encarregados de educação desenharam como “tipo ideal” para os seus
educandos.
É desta maneira que se pode descrever o paradigma da
Escola no país. É comum ver em outros países onde as condições de vida estão desenvolvidas
pais a preocuparem-se em desenvolver o potencial dos seus filhos mandando-os a
prática de outras actividades que não estejam estreitamente e obrigatoriamente
à prática da ciência, porque só será desta maneira que se pode descobrir as
potencialidades reais de um indivíduo, deixando-o fazer aquilo que quer e
melhor sabe fazer e quiçá tenhamos um “Ronaldindo Gaúcho” que mesmo sem ter ido
a Escola encontra-se em patamares superiores devido ao talento.
É correcto ter pessoas instruídas na base de uma
educação obtida na Escola, mas é também preciso se cultivar e explorar o
talento que o homem possui, principalmente quando este ainda se encontra na
flor da idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário