Gostava antes
de esclarecer que não quero com este artigo diabolizar quem consome álcool,
muitos menos fazer uma campanha de sensibilização para que se pare com o
consumo de álcool, aliás esse é um pedido longe de colher consensos.
O título supracitado acredito que os
leitores já devem ter visto escrito em alguns estabelecimentos comerciais com
alguma regularidade. Estou a falar da recente promoção de cerveja nacional e
não só, que tem sido vendida na capital do país a preço quase de convidar todas
as classes sociais a enveredar pelo mundo dos “bêbados”. Este preço vem de
certa forma consubstanciar os vários comentários que tem sido feitos em relação
aos jovens que recebem nomes como: bêbados, distraídos, desocupados,
despreocupados, apáticos com as questões que preocupam a nação moçambicana.
Mas o que dizer de uma sociedade que
quer embebedar cada vez a classe juvenil com esta retumbante promoção que até
em alguns lugares mudou de nomenclatura de “3 cem” para ”4 cem ou 5 cem”.
A empresa responsável pela
produção e distribuição da cerveja tem a sua responsabilidade nisso, uma vez
que todo esse cenário é do conhecimento da mesma e obviamente que virá anunciar
grandes lucros fruto dessa promoção. Em economia quando se aborda a questão de
tributação, a bebida inclui-se num grupo em que em casos de se pretender o
aumento de algum imposto para galvanizar a economia de um país opta-se pelo
aumento do seu preço sendo este um produto de consumo das minorias e por vezes
de luxo, mas em Moçambique a coisa é diferente, podendo estar mais barato
comprar uma cerveja do que um quilograma de arroz.
Sucedem constantemente apelos das
autoridades policias e da sociedade em geral sobre o consumo de álcool por
parte dos jovens que está muitas vezes associada ao consumo exagerado do álcool
que causa sangue e luto nas estradas e sem dúvidas que com esta promoção
pode-se estar a fomentar mais desgraça no seio de muitas famílias.
Alguns questionamentos podem ser
levantados sobre esta promoção sem utilidade, mas respostas convincentes não
poderão ser encontradas, a mesma pode significar uma forma acertada num período
de inverno que o país atravessa tendo em conta que a cerveja não está a ter o
consumo habitual comparando com o verão; outra hipótese que pode ser levantada
relaciona-se com a tentativa de manipulação e distração dos jovens por meio da
bebida e a última hipótese não menos importante pode estar relacionada com o
facto da empresa responsável por esta acção ter tido uma superprodução e
pretender por via disso esvaziar o seu “stock”.
Estes pontos que aqui levanto podem ou
não ter o devido enquadramento, mas não deixa de ser preocupante estar numa
sociedade em que a bebida é banalizada e consumida dessa forma.
Quero em última análise apelar às
autoridades competentes para que se fiscalize essa acção e quiçá parar com
essas promoções que estão a maltratar ainda mais os jovens que a nação precisa
para dar andamento ao futuro desse país.
PS: “Quando
a esmola é demais, o santo desconfia...”
Mais não disse!
Sem comentários:
Enviar um comentário