Maputo, 128 anos!
Quando se realizaram as eleições do dia 20 de Novembro de 2013, a Cidade de Maputo reteve maior atenção do processo, pelas razões que sobejamente já conhecemos.
Contudo, passados quase dois anos, me vejo aqui na qualidade de cidadão para trazer o meu testemunho quanto ao actual estágio da nossa Cidade centenária.
Maputo na qualidade de capital requer uma atenção especial, contudo, há coisas que que não podemos deixar de lamentar:
1) Os índices de excesso de lixo urbano mostram melhorias, mas, tudo é agravado pelo não enceramento da lixeira de Hulene;
2) As estradas mostram também alguma melhoria, mas, são pouco sustentáveis porque o actual governo só se limita a fazer remendos e não a reparar de forma duradoira;
3) O transporte urbano se deteriorou nos últimos anos, não se pode falar de qualidade neste sector, muito menos de sossego sonoro;
4) As construções altas da cidade de Maputo tomaram de assalto o centro da Cidade e a nossa marginal, contra algumas regras ambientais na maioria dos casos;
5) Os locais de lazer hoje viram parques de estacionamento e empreendimentos;
Contudo, os problemas acima apresentados são nos últimos dias contornados por duas grandes obras que fazem do governo de David Simango orgulhoso. Falo aqui da Estrada Circular de Maputo e da Ponte Katembe.
O executivo de Simango tem estado a usar estes dois exemplos para esconder os seus fracassos em algumas áreas de intervenção.
Ouvimos discursos bonitos a referirem-se a essas duas obras como se fossem da alçada total do Município e como se pudessem "salvar" o actual mandato.
Recordemos o seguinte:
"Maputo, 05 Nov (2013: AIM) O candidato da Frelimo à Presidência do Município da Cidade de Maputo, David Simango, promete que, caso seja reeleito para o cargo, irá construir um metro de superfície, uma medida que ajudará a aliviar os problemas de transporte na capital moçambicana e arredores.
A promessa foi feita hoje no bairro Polana Caniço A, arredores da cidade de Maputo, durante o showmício que marcou o lançamento da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo.
Segundo explicou, o referido metro irá ligar a baixa da cidade de Maputo a cidade da Matola, ao bairro suburbano de Zimpeto e a Grande Maputo, zona limítrofe com o distrito de Marracuene, província de Maputo.
Esta promessa está dentro do Plano Director de Mobilidade e Transportes na área metropolitana da cidade, apresentado em Junho do corrente ano que visa à construção de corredores exclusivos para o transporte público e uma linha de Metro de superfície."
E, mais não disse!
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